A evolução da dança

A evolução da dança

A dança, a par da música, é provavelmente uma das artes mais antigas que se conhece.
No início dos tempos era encarada de uma forma muito séria, usada como forma de orar e pedir coisas aos deuses. Tinha um significado mais religioso e por vezes mágico e não tanto lúdico como acontece hoje em dia.

Existem até gravuras já dos tempos das cavernas que retratam danças feitas pelas pessoas da altura e que tinham vários significados diferentes, estas danças eram depois retratadas nas paredes das cavernas.

dança no tempo das cavernas
dança no tempo das cavernas

A Humaninade foi evoluindo ao longo dos tempos e este tipo de arte começou a assumir diferentes papeis na sociedade.

Inicialmente homenageavam-se os espíritos, depois o homem utilizava a dança para cortejar as mulheres, algo que elas não eram livres de fazer.

Mais tarde apareceram os bailes de mascaras e tudo começa a mudar.

Com os bailes de mascaras todas as pessoas ganham a liberdade de bailar sem receios e esta paixão alastra-se a todas as classes sociais, visto que as máscaras omitiam a identidade das pessoas que dançavam.

Mais tarde esta arte tornou-se uma forma de exprimir sentimentos, principalmente alegrias e, há medida que se iam inventado novos instrumentos musicais, novos ritmos e estilos foram também surgindo.

Com o passar do tempo tornou-se, nos nossos dias, além de uma forma de arte e cultura, principalmente uma forma de diversão que apróxima gerações e culturas diferentes colocando pessoas totalmente distintas a aprender os mesmos tipos de dança.

Uma das danças mais conhecidas hoje em dia é a dança de rua utilizada para exprimir ideias e ideais.

Mesmo dentro de alguns estilos se conseguem encontrar algumas evoluções, vejamos na imagem seguinte a evolução do que eram e são agora as danças de bailes, antes muito mais sérias e com muito respeito e hoje formas de dança muito mais próximas e sexistas:

A evolução da dança
A evolução da dança

 

Post criado em parceria com: http://goo.gl/PtcjtB

Comentários

comments

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: